Oie! Vim falar um pouquinho sobre como concilio minha rotina de estudos com outras ocupações, como controle a ansiedade, tópicos relacionados.
👉 Para mim é essencial ter no papel todos os horários do meu dia. Hora de acordar, compromissos, horas
👉 Nos horários definidos para estudo, eu ESTUDO. Sem desculpas, sem pensar que deveria estar fazendo outra coisa, sem pensar no quanto ainda falta. Foco no que estou fazendo que sei que é sucesso. Afinal, organizo meu dia, minha semana, de forma a conseguir ter tempo pra tudo. Então não é pra faltar nem pra sobrar. Cada coisa no seu horário. disponíveis para estudo, trabalho, entre outros. Também escrevo tudo que preciso fazer, até as pequenas tarefas (ex. Mercado) – não só porque coisas pequenas também tomam tempo, mas porque se não anotar eu esqueço. O planejamento é essencial não só para quem concilia outras atividades com o estudo, mas também para quem estuda em tempo integral.
👉 Também é interessante separar atividades mais leves para quando estiver mais cansado. Um exemplo, é assistir videoaulas ou fazer questões no fim do dia – naquele momento em que você não está mais rendendo tanto, mas sente que dá para ir um pouco mais.
👉 Tenho vários hobbies que me ajudam a lidar com a ansiedade. Mas o fato de montar um cronograma geral (distribuição das matérias do edital em X semanas) e cronogramas semanais, listas de afazeres diários me ajuda a focar no PRESENTE e não sofrer por quanto ainda falta. Muito importante ter um planejamento VIÁVEL de acordo com suas horas disponíveis pra estudo.
👉 Se tenho imprevistos, ou opto por uma atividade de lazer em horário de estudo, eu compenso em algum outro dia. Nem que tenha que dormir menos para cumprir o cronograma que estabeleci. Isso se chama flexibilidade.
👉Quando descanso, é pra valer. Há vezes que fico até dias sem estudar pra conseguir recarregar as energias. Sem consciência pesada. Não se torture por reservar um tempo para a família, amigos, marido, filhos. Muito pelo contrário! É preciso estar perto de pessoas queridas para renovar nosso ânimo, tirar um pouco o foco da rotina pesada, para “desanuviar”. Não caia na “ditadura” que alguns concurseiros e coaches pregam, que não pode ter nenhum tempo de lazer. Pode sim, basta ter equilíbrio. Se quiser sair, saia. Se preferir estudar, estude.
👉 Descanso só quando preciso. Não tenho estabelecidos horários definidos (ex. uma hora de pausa no meio do dia), pra mim não é legal parar quando ainda estou rendendo. Então só paro pra comer, ouvir uma música, tomar um banho, quando sinto que o desempenho está caindo. Acredito que isso é questão de disciplina e de saber ouvir o seu corpo.
👉 Nos pequenos intervalos durante o dia, faço qualquer atividade não relacionada a estudos. Só assim para descansar completamente e voltar renovado para o próximo “turno”. Se passar seu intervalo pensando no quanto ainda precisa estudar, pensando na matéria, ou conversando sobre concursos, não descansará de verdade e o estudo vai ficando cada vez mais pesado. Para mim, deitar e ouvir algumas músicas é essencial e revitalizante – só não vale dormir!! hahaha
👉Tem dias que choro, que não quero estudar, que não rende, que adoeço, mas eu sei que todos passam por isso então já aprendi a não me martirizar por esse tempo “perdido” que acontece vez ou outra. Mas, lembre-se, não tem que querer estudar, tem só que sentar a bunda na cadeira e estudar!
👉 É muito importante que você não fique se comparando ao colega que tem mais ou menos horas disponíveis de estudo. Faça o máximo que puder, com o tempo que você tem, sempre evitando a procrastinação e tentando manter sua saúde mental, assim ficará com a consciência tranquila.
👉Organize sua rotina, foque no presente e saiba descansar. Essa é minha dica. 😘
Outra dica é o meu guia gratuito: Organização Pessoal em Três Passos, que você pode baixar AQUI.