Olá, pessoal! Hoje vou contar um pouco das “técnicas” que utilizei para ter mais tempo de estudo. Alguns julgarão como muito radical, mas foram atitudes que tomei com consciência e, no fim, tenho certeza que acrescentaram umas boas horas de estudo na minha conta. Já aviso, não tem nada de novidade nesse post, mas se você tem pouco tempo de estudo, talvez seja bom considerar algumas das ideias!

Basicamente, meu método foi cortar ao máximo meu tempo usando o celular, redes sociais e de entretenimento.

 

Nunca estudar com o celular por perto

Ou, se o celular está perto, desligue a internet e deixe no silencioso. Eu não pegava celular a não ser nas minhas pausas. Sinceramente não entendo como alguém pode se concentrar completamente nos estudos entrando no Whatsapp de 5 em 5 minutos. Ou estudar enquanto vê o celular piscando/tocando. Se você usa algum app para cronometrar seu tempo de estudo, o faça com o wifi desligado, ou use um cronômetro separado, depois registre no aplicativo.

 

 

Aplicativos para controlar o tempo de uso do celular

Esses são maravilhosos e existem para todos os gostos e sistemas operacionais. Os que eu já usei foram o Quality Time,

Forest e Brain Focus. Digite “phone usage time” no seu app de compras que muitas opções surgirão, aí é só testar. De modo geral, esses aplicativos bloqueiam seu celular por um tempo pré-determinado, e mostram quanto tempo você passou “on screen” (usando o celular, com a tela ligada). É um choque de realidade. Depois de um dia aparentemente produtivo, você ver que passou quatro horas usando o celular…. 🙁 Não foi sempre que usei esses aplicativos, mais quando eu estava desfocada, pois nunca tive muito problema com celular.

 

Tirar todos os atalhos de redes sociais da área de trabalho do seu celular

Essa foi muito boa. Levava mais que o dobro de tempo pra procurar o aplicativo depois, e acabava usando menos. Sem contar que aquele aviso de mensagens novas ao lado do ícone é sempre um convite para que você abra o app – isso já não acontecia pois eu não via o ícone toda vez que desbloqueava o celular. Além disso, também desabilitei todas as notificações do Instagram. Na época também desinstalei o Messenger e o Facebook. Só não desinstalei os outros pois eram “necessários” ao meu trabalho.

 

Cancelar o Netflix e o Spotify

Caramba, o Netflix fez uma falta… ops, diferença, viu?! Chegava fim de semana (era quando eu me permitia ver séries), eu não tinha nada baixado pra assistir, então resolvia ver videoaula no lugar, ou adiantar um tópico planejado para o dia seguinte. Ganhei muitas horas de estudo nessa.

Todas essas atitudes parecem pequenas, mas no final das contas podem ter certeza de que irão gerar muitas horas a mais de estudo. E, olha, não tem choro “nossa, mas tem que ter um pouco de lazer”. Tem, sim, mas que sejam lazeres saudáveis e fora dos horários de estudo. Sem contar que se você não estiver disposto a fazer esses sacrifícios, provavelmente estará um pouco mais longe de alcançar o sucesso. Depois reinstala os aplicativos, assina o Netflix e põe as séries em dia!

Bons estudos!