Oie! Vim falar um pouquinho hoje sobre como estudo para as provas da minha pós-graduação. Para quem não sabe, eu faço especialização em Marketing Digital pela PUC Minas, e o curso é todo EAD.
Costumo estudar as aulas da pós nos finais de semana. A maior parte do conteúdo é em videoaulas, e eu assisto enquanto faço anotações nos slides ou no PDF. Se os slides não têm muito conteúdo escrito, eu “transcrevo” os principais pontos da aula no Word. Depois de cada módulo, faço os exercícios da unidade e anoto dentro do meu material o que foi cobrado. Se precisar, procuro as referências adicionais para complementar o que não tiver entendido, e adiciono no meu material observações que forem relevantes.
Antes das provas, eu faço um resumo digitado de todo o material das aulas. Pra isso uso o Evernote, então pego tudo o que tiver escrito das unidades, junto em um só lugar e termino de ler as referências que os professores passam (artigos, em sua maioria). Devido ao tempo escasso, eu acabo não lendo os livros que eles passam, e também porque eles costumam ser bem caros. No dia de montar o resumo eu também resolvo novamente as questões dos módulos .
Na véspera da prova eu releio os meus resumos, e costuma ser o suficiente para gabaritar. As provas são bem fáceis e geralmente cobram exatamente os mesmos pontos passados em aula. Por não ter muitos exercícios em que me basear (diferente de concursos!!!), meu estudo é basicamente entender, escrever, ressaltar os principais pontos e revisão por leitura. Sempre que possível uso as referências complementares para sedimentar o que aprendi.
Mas o que marketing digital tem a ver com meu trabalho? Nada. E justamente por isso me interessa! Amo aprender coisas novas, e marketing é uma das áreas que me despertam atenção. Acabo aproveitando várias coisas também pra usar no Instagram e meu site, e tenho gostado bastante do curso. Não gosto de videoaulas, mas por ser uma área em que não tenho nenhuma base, acaba sendo até mais leve pra mim estudar dessa forma. Importante ressaltar que meu estudo pra pós é TOTALMENTE DIFERENTE do que eu considero mais produtivo para CONCURSOS, e isso se deve principalmente à limitação de acesso a materiais mais completos e a exercícios. Mas funciona pra mim, porque as provas nunca fogem do conteúdo abordado em aulas.
Cada um deve encontrar sua “melhor técnica”, lembrem-se sempre disso!