Vocês acreditam que a inteligência é fixa ou pode ser desenvolvida? Eu tenho grande confiança na segunda opção! Esse é um dos pontos que mais vejo sendo abordado nos livros que ando lendo, de desenvolvimento pessoal e de técnicas de estudo para concurso. Por isso vim hoje compartilhar algumas “dicas” rápidas com vocês sobre como ser mais inteligente.
👉 A primeira é clichê no mundo dos concursos, mas não podia deixar de fora: veja seus erros como oportunidades para o aprendizado, e não como fracasso. Isso serve para reprovações, erros em questões, simulados etc. Errar agora (e não na prova) é uma dádiva! É muito inteligente estudar seus erros, usá-los como uma fonte de conhecimento adicional, para que não sejam mais repetidos.
👉 Leia livros. Não só livros para concursos, mas leitura por prazer também é muito importante. Você lê devagar? Leia mais! Talvez seja bem sábio trocar as horas de lazer no Netflix por algumas leituras mais tranquilas. Escolha um livro de seu interesse e divirta-se! Ler expande o vocabulário, o conhecimento, aumenta a frequência de sinapses neurais – tem dúvidas de que isso vai te ajudar a aprender melhor, e ser mais inteligente?
👉 Aplicativos para treinar o cérebro. Esses são bons substitutos para os jogos ou redes sociais que você usa pelo celular. Os que eu conheço e já usei são o Lumosity e NeuroNation, mas há uma infinidade de aplicativos desse tipo. Dê uma fuçada na loja de aplicativos do seu SO, e experimente. Eles ajudam a treinar a memória, concentração, fogo e agilidade.
👉 Jogos educativos – sudoku, quebra-cabeças, palavras-cruzadas, etc. Lembre-se que o que não é exercitado atrofia!!!
👉 Exercícios físicos. O que tem a ver?? Pois é tem muito a ver!! Muitos estudos associam a prática regular de exercícios físicos com melhoras na capacidade intelectual. Run, forrest, run!
A simples crença de que é possível ser “mais inteligente” já te ajuda nesse processo. Permita-se desenvolver! Nenhum de nós nasce gênio, e é o contato mais frequente com atividades como as listadas acima que torna alguém mais inteligente. Até mais!