O método dos ciclos não funciona como um cronograma convencional, em que você pega as horas livres do seu dia e distribui as matérias – por exemplo: “das 13h às 15h na terça-feira, estudo Português”. Ele dá muito mais liberdade de horários, você não fica com matérias “em atraso” e monta o ciclo de acordo com a necessidade em cada matéria. As matérias são estudadas na ordem estabelecida, independentemente de dias e horários, dando continuidade sempre de onde parou.

NÃO É ESTUDAR “X” POR DIA! E sim “estudar X horas do assunto Y“, depois “Z horas do assunto W“, até rodar o ciclo e voltar no assunto Y.

✅ O ciclo “convencional” seria montado na forma de um círculo, em que você termina a última matéria e em seguida volta para a primeira, mas dá pra fazer na forma de quadro também. No quadro, você coloca uma matéria por coluna, e cada linha representa um ciclo completo (ou ao contrário, como na imagem abaixo).

Simplesmente quando acabarem as matérias da linha ou coluna, volte para o início. Eu deixo espaço para marcar o tempo estudado cada vez que passar por determinada matéria, assim posso ver se faltaram alguns minutos em um dia, e compensar em outros (da mesma forma para quando estudei a mais).

 

 

✅ Não há um tempo certo de duração do ciclo, ou seja, quantidade de matérias. Você decide e divide de acordo com a sua necessidade. Um dos meus ciclos tinha 7 disciplinas, com 12 horas de duração. O ideal, se você está começando agora, é começar com poucas disciplinas, senão pode demorar MUITO pra fechar uma “rodada”.

✅ Tempo de estudo para cada disciplina: coloque mais tempo para as que você tem mais dificuldade, as mais básicas (ex. Português) ou com maior peso no edital. Eu não gostava de estudar a mesma disciplina por mais de 2 horas, então se eu estipulava 6 horas para uma matéria no total, por exemplo, eu colocava ela 3 vezes no mesmo ciclo, por 2h de duração cada uma das vezes, intercalada com as outras no ciclo (ex. Na foto matéria Específicas – ESP, que aparece três vezes no meu ciclo).

✅ Intercale disciplinas de exatas/teóricas, e as que você gosta de estudar com as que você não gosta, disciplinas mais difíceis com mais fáceis.

✅ Horas gastas com revisão e exercícios NÃO entram na contagem do horário que você estipulou para a matéria no ciclo.

✅ Você estuda o quanto puder, na hora que puder, seguindo a ordem do seu ciclo. Se hoje você só tem uma hora disponível mas sua próxima disciplina precisa de duas, estude uma hora hoje e outra hora amanhã. O importante é não pular disciplinas e aproveitar o máximo do seu tempo. EU ESTUDAVA O MÁXIMO QUE CONSEGUIA TODOS OS DIAS! O que dava umas 3-4h líquidas quando fazia faculdade integral.

 

O básico de um “ciclo” é esse, e o importante é que ele seja adaptado de acordo com as suas necessidades. Também é essencial que a pessoa tem um mínimo de disciplina para sentar e estudar nos horários estabelecidos – pois o ciclo nunca te obriga a estudar em horário determinado!