Oie!

Este será meu primeiro post aqui no site, então farei uma breve apresentação para quem ainda não me conhece. Meu nome é Leilane, sou “concurseira” desde 2015. Administro o Instagram @leilaneverga (antigo @concurseira_pc) desde 2016, onde compartilho um pouco da minha rotina, dicas, minhas vitórias e decepções. Meu foco são os concursos para Perito Criminal e, para minha alegria, agora estou aguardando ser nomeada. Sou formada em Biomedicina e trabalho como técnica no laboratório de urgência do complexo FAMEMA da minha cidade, Marília-SP.

Vou começar “do começo”, e hoje quero falar um pouquinho da parte mais importante de um concurso – o EDITAL. O que é? O que fazer com ele? Onde encontro?

O que é o edital de um concurso?

O edital é o informativo oficial elaborado pela banca organizadora do concurso, um documento que contém as principais regras que irão reger o certame. Nele constam a data e local de prova, vagas ofertadas, etapas do concurso e documentações necessárias, remuneração, disciplinas cobradas, tipo de prova, pesos das matérias, dentre outros tópicos importantíssimos. É fundamental ler todo o edital antes de se inscrever no concurso.

Onde encontrar editais?

Você encontra editais novos e antigos nos sites das bancas organizadoras dos concursos. Geralmente o edital é publicado primeiro no Diário Oficial do Estado (DOE) ou da União (DOU), bem cedo, por isso sempre há pessoas comentando o edital antes mesmo de ele ter sido publicado no site da banca – o que acontece no mesmo dia, mas mais tarde.

Se o concurso do seu interesse não estiver aberto, você pode pesquisar editais de provas passadas no Google. Aqui não tem fórmula certa, coloque o cargo, ano e/ou Estado nas palavras-chave e vá fuçando nos resultados. Não é difícil encontrar qual foi a banca e ano do concurso anterior, pois muitos sites especializados em concursos divulgam essas informações. É muito comum que permaneçam as mesmas bancas, ou no mínimo o mesmo estilo de prova e conteúdos cobrados, mesmo após anos do concurso anterior. Isso significa que o melhor “chute” na organização do seu estudo para um concurso que ainda não abriu, é procurar o edital anterior. Também não deixe de procurar provas mais recentes do seu cargo de outros estados, pois algumas matérias “novas” viram tendência e têm grandes chances de serem cobradas em um concurso futuro.

O que fazer com o edital?

Edital em mãos, estude-o. Analise qual tipo de prova será feita, se de questões objetivas, múltipla escolha ou certo/errado, se haverá questões discursivas, prova oral. Muitas provas também têm pesos específicas para algumas matérias. É muito importante analisar esses pesos na hora de elaborar sua estratégia de estudo. Ainda farei mais posts sobre isso, mas já dá para sacar que quanto mais vale a matéria, uma maior parte do tempo deverá ser dedicada a ela, certo? Atente-se a detalhes como número mínimo de acertos em cada parte, número de candidatos que serão convocados para as próximas fases (se houver), data limite para inscrição e para pagamento da inscrição. Muitos concursos também divulgam cronogramas com as datas para divulgação de resultados, recursos, próximas fases etc.

Nós do Mapa Concursos fizemos um post especial falando quais as principais informações vocês devem analisar em um edital, para quem quiser ampliar o conhecimento no tema.

Você também deve ficar atento às retificações que podem acontecer. O edital será seu melhor amigo durante o concurso, dê a ele a devida atenção!

Até mais!

Publicado originalmente no site: Saga Policial