Não raramente recebo mensagens de concurseiros desmotivados, que às vezes nem conseguem estudar porque não têm apoio da família ou amigos nos estudos. Eu tive a sorte de ter pais que sempre me apoiaram, que até viajavam comigo para prestar concursos, e não serei hipócrita de dizer que isso não fez diferença na minha aprovação. As pessoas que me apoiaram facilitaram minha vida em muitos momentos. No entanto, nem todo mundo tem sorte nesse departamento – e não são poucos os casos!
Infelizmente (ou felizmente), ser da família não obriga ninguém a ter a mesma visão de mundo que você. Eu sei que você tem um sonho, e gostaria que seus parentes entendessem e te apoiassem nisso. Mas a realidade é que as pessoas enxergam o mundo por lentes diferentes, e nem sempre irão concordar com o que achamos melhor para nós. Também sei que “só você sabe o que é melhor pra si”, e concordo em número, gênero e grau com isso. Como é que sua família ou seu namorado não se dão conta?
Ser da família não obriga ninguém a ter a mesma visão de mundo que você
Bom, nós tendemos a criticar quando nos julgam, e esquecemos que estamos constantemente julgando a vida alheia também: “Não acredito que o fulano fez isso! Ele não sabe o que faz!!”. Atire a primeira pedra quem nunca criticou algo/alguém que nem dizia respeito a si mesmo. É claro que as pessoas mais próximas de nós vão achar que sabem o que é melhor para nós – até as pessoas que mal nos conhecem acham isso. Se eles tiverem opiniões divergentes da nossa, acharão que estamos errados. E nós acharemos que eles é que estão equivocados. Nós, humanos, fazemos isso constantemente, sem nem nos dar conta. E o pior é que ignoramos essa realidade até o ponto que nos convém.
Veja bem, não existe certo ou errado. Existe o que eu acho certo, e o que meu pai acha certo, o que meu marido acha certo. Existe a mesma realidade vista por lentes diferentes. Se a sua família não te apoia em algo, provavelmente é porque eles acham que aquilo não é o certo para você, e não porque querem te ver fracassar. Eles acreditam que você terá mais sucesso de outra(s) maneira(s).
Acho que nesse ponto você também já deve ter percebido o quão exaustivo e ineficaz é tentar convencer alguém que estamos certos, quando esta pessoa tem uma opinião contrária à nossa. Quanto mais você diz “esse cargo é o meu sonho, sei que a carreira no serviço público é o melhor para mim”, mais eles encontram argumentos para apoiar a visão oposta.
Então, o que fazer? Filtrar o que te dizem, na medida do possível. Eu sei que a gente nunca deixa de se importar com a opinião daqueles que amamos, mas podemos evitar que essas opiniões nos afetem negativamente. Não busque a validação de ninguém para ir atrás de seus sonhos, nem tente provar que está certo. Busque a sua independência emocional. Se você depende de recursos financeiros de quem não te apoia, precisará traçar um plano para sua independência financeira também.
Busque a sua independência emocional.
O importante é que você foque no que você pode controlar – seus estudos, a busca por um ‘concurso meio’, bicos, empregos temporários, por exemplo. Quanto mais você se dedica ao que acha correto, ao seu sonho, mais se fortalece e as pessoas te apoiarão como consequência – eventualmente. O que você não deveria fazer é desperdiçar tanta energia se colocando no lugar de vítima. Você só é menos capaz de ir atrás de seus sonhos se permitir que isso aconteça! Nunca será menos capaz por falta de apoio familiar. Acredite em si mesmo e todo o resto será irrelevante.