Olá, pessoal! Depois de eu postar que havia lido o livro Milagre da Manhã (Hal Elrod), muita gente acabou vindo me perguntar como eu estava aplicando as rotinas sugeridas pelo livro. Bom, a realidade é que não estou mais aplicando.
Alguns dos hábitos que o autor sugere já estão bem incorporados na minha rotina (não necessariamente de manhã), e com a rotina pesada que ando levando fica inviável acordar mais cedo para fazer tudo aquilo. Sim, 15 minutos fazem muita diferença no meu soninho. Ainda mais nesse frio do RS, o milagre maior da minha manhã é conseguir sair da minha cama quentinha hehehe
Para quem não está familiarizado com o livro, o autor sugere que seis rotinas sejam realizadas diariamente, logo de manhã:
- Meditação
- Afirmação
- Manter um diário
- Visualização
- Leitura
- Exercícios
Não é o intuito desse artigo falar do milagre da manhã, mas eu realmente tentei aplicar esses hábitos (não todos de uma vez) durante um tempo. De certa forma, meditação, diário, leitura e exercícios eu consigo manter com uma boa constância (não necessariamente todos os dias). Fico devendo na afirmação e visualização.
Bom, eu quis dar essa atualização sobre o milagre da manhã para vocês, e contar que eu fiz a minha própria versão de milagre da NOITE. Tenho aplicado já faz algumas semanas e está funcionando muito bem.
Se você tem problemas pra dormir, problemas com ansiedade ou com o uso das redes sociais, recomendo que dê uma chance para essa minha rotina noturna! Tenho que dizer, essa pequena rotina tem feito toda diferença no meu sono.
Garanto que é mais tranquilo de aplicar que o milagre da manhã 😉
Mas como funciona o meu milagre da noite?
Todos os dias, entre uma hora e meia até uma hora antes do meu horário de dormir eu desligo o wifi do celular, desligo notebook, enfim, me desconecto do mundo virtual. De forma geral, o que acontece é que eu me permito desligar tudo, deitar tranquila, com meu chá e meus livros, e vou me dando a chance de desacelerar até dar a hora de dormir. Por conta disso, tenho dormido mais rápido e tido um sono com maior qualidade.
A partir dessa hora não acesso mais nenhuma rede social, só no próximo dia. Não recebo e nem envio mensagens. E, sinceramente, a parte de ficar off do celular é a que mais ajuda, pois você consegue sair daquele estado crônico de ansiedade que costuma durar o dia todo. Eu sou muito agitada, então se fico trabalhando ou usando celular logo antes de dormir, continuo com o coração a mil.
Durante esse tempo em “modo avião”, eu:
-
Faço o que faltou de serviço de casa que seja rápido, que normalmente é lavar louças, passar um pano e, agora, limpar as sujeiras da Guria (minha Shih tzu neném).
Isso garante que não vá dormir com a casa bagunçada ou suja, fazendo muito pouco por dia. Também facilita na faxina semanal, já que assim consigo manter a casa em ordem sempre.
-
Também tomo um banho quentinho, coloco meu pijama e fico bem confortável.
-
Faço um chá.
-
Vou para a cama e fico lendo até me dar sono.
Seguindo essa rotina, tenho pelo menos meia hora diária de leitura, sem comprometer meus outros afazeres.
Também é comum que eu acabe tendo alguma ideia de post, ou de algo que preciso fazer, durante esse tempo ‘off’. Provavelmente acontece porque a mente fica mais livre e o trabalho criativo é facilitado. Nesses casos, anoto no meu bujo ou no celular, e no outro dia vejo o que faço com essa informação.
Quando começo a ficar sonolenta, vou diminuindo as luzes do quarto até apagar tudo, guardo o Kindle e vou dormir.
Não é todo dia que consigo respeitar esse intervalo mínimo de 1h antes de ir dormir para dar início a meu milagre da noite, mas consigo na maioria deles.
Acho que essa rotina que estabeleci tem tudo a ver com proteger o meu tempo, e direciona-lo para as coisas que fazem diferença na minha vida, em níveis mais elevados (casa limpa, leituras em dia, curtir meu chá).
Às vezes ficamos tão focados em fazer apenas o mais importante, que esse tipo de hábito acaba ficando para trás.
Bom, esse foi o meu milagre da noite. Se alguém decidir aplicar alguma das dicas que dei aqui, me conte depois!
Até mais.