Como você encara a aprovação: como missão (objetivo de vida) ou eventualidade (algo que pode acontecer em algum momento)?

Lendo o livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, de Stephen R. Covey, me deparei com o hábito de nº2: comece com o objetivo em mente.

Cito Covey:

“Apesar de o hábito 2 se aplicar a múltiplas circunstâncias e níveis de vida, a aplicação mais importante de ‘comece com o objetivo em mente’ é iniciar hoje com a imagem, o quadro ou o paradigma do final da sua vida como quadro de referência ou critério a partir do qual todo o resto será examinado. Cada momento de sua vida – o comportamento de hoje, amanhã, da semana que vem ou mês que vem – pode ser analisado dentro do contexto geral daquilo que realmente é mais importante para você”.

Para mim é sempre uma alegria poder encontrar aplicações à vida concurseira, dentre os mais diversos tipos de leitura. Aliás, creio que qualquer tipo de conhecimento pessoal é bem vindo para quem se aventura nesse caminho dos concursos. E preciso dizer que ficou muito explícita a importância desse princípio no estudo para concursos.

Claro que estamos falando de vários princípios, missões e objetivos que norteiam suas ações. Sei que sua vida não deve ser pautada em um único objetivo – o de ser aprovado em um concurso público. Mas ter esse pilar em mente torna uma série de decisões mais fáceis – ou menos difíceis. No mínimo, te permite ter algumas atitudes sem ficar com a consciência pesada depois.

Por exemplo, se você encara os estudos para concurso como um pilar na sua vida, como um princípio a ser seguido, isso te dará embasamento para rejeitar uma série de convites para eventos quando estiver com prova marcada. Ter a confiança de que está agindo em prol de um objetivo maior – o da aprovação – te permite dizer “não” para uma série de distrações. Se você encarar a aprovação como missão, a escolha entre aproveitar o tempo livre para estudar ou entrar no Facebook será muito mais fácil.

Ter princípios bem definidos nos dá forças para tomar decisões difíceis. Você passa a agir com mais firmeza em prol do seu objetivo e se questiona menos. E isso só é possível a partir do momento em que você encara a aprovação como missão, e não apenas como uma eventualidade.