Voc√™ sabe escolher seu material de estudo? ūü߆ ūüďö

√Č muito importante que a gente avalie criticamente antes de resolver investir em um material. Um mau investimento pode te fazer perder tempo e dinheiro! Resolvi trazer aqui alguns dos principais fatores que eu considero na hora de escolher um material de estudo. Conseguem pensar em outros?

TIPO DE M√ćDIA

Qual o formato do material de estudo: livro, PDF, videoaula, podcast? Analise qual se adapta melhor às suas necessidades, dando preferência a materiais escritos que podem ser consultados com facilidade.

N√ćVEL DE CONHECIMENTO

Qual seu nível de conhecimento no assunto ou na disciplina? Alguns materiais são muito aprofundados e ótimos para quem já tem uma base sólida na matéria, a exemplo de livros e doutrinas. Quem está iniciando deve dar preferência a materiais mais enxutos e com melhor didática, em detrimento de materiais extensos e cheios de detalhes. O ideal focar em aprender o básico primeiro.

DIFICULDADE

Segue a mesma l√≥gica do n√≠vel de conhecimento. Se voc√™ tem muita dificuldade na mat√©ria, n√£o adianta escolher um material muito aprofundado, preferindo usar um material mais b√°sico com uma √≥tima did√°tica – ‚Äúpara iniciantes‚ÄĚ.

 

Enquanto um bom material estudo é essencial para a aprovação, um material ruim só te atrasa.

PROFESSOR

Muito importante que você se identifique com a didática do professor. Como já comentei antes, é essencial consumir os materiais de demonstração para conhecer o estilo de quem ministra as aulas. Na ausência destes, também é possível procurar por aulas no Youtube ou nas redes sociais do professor.

INVESTIMENTO

Fator pessoal e que se baseia exclusivamente em quanto você pode gastar naquele momento. Lembre-se que nem sempre o material mais caro é o melhor.

REFERÊNCIAS

A editora ou cursinho s√£o conhecidos? Voc√™ j√° conversou com pessoas que adquiriram esse mesmo material? Quais as opini√Ķes? √Č mais f√°cil confiar em uma opini√£o negativa ou na opini√£o positiva? Analisando mais criticamente, quem est√° dando opini√£o? Algu√©m com amplo conhecimento sobre os assuntos abordados no material? Pensem e ponderem muito antes de fazer essa escolha! Enquanto um bom material estudo¬†√© essencial para a aprova√ß√£o, um material ruim s√≥ te atrasa.

Não deixe de conferir também nossos planos de estudo no Mapa Concursos, em que damos atendimento individual e personalizado, auxiliando também na escolha do material de estudos ideal e de referência para cada matéria.