Boa tarde, pessoal! Hoje quero dar algumas dicas rápidas, de recursos que já usei e me foram úteis, no estudo da lei seca. Antes de mais nada, vamos apenas esclarecer o que é a lei seca. Muitos que iniciam nos estudos para concursos ainda não estão familiares com essa gíria. Veja:

A lei seca é como comumente chamamos os textos normativos como eles foram escritos e publicados pelos legisladores. Isto é, ao estudar lei seca, você está estudando a lei literalmente. (Fonte: upconcurseiros)

Estudar lei seca pode ser muito maçante se você não usar as estratégias corretas, correndo o risco de literalmente só perder tempo lendo um texto que você não irá entender nem memorizar. Alguns podem estar se perguntando qual a necessidade de estudar o texto de lei cru, se você já tem material de cursinho ou livro que aborda determinado tópico com uma didática bem melhor. A realidade é que ao se prender apenas ao livro/curso, você pode estar deixando de dar a devida atenção ao texto puro da lei, cuja tendência de ser cobrado em provas está aumentando muito ultimamente. É diferente entender o que aquele inciso quer dizer, de saber com que palavras a lei diz aquilo. É decoreba? Sim! E muitas (friso em muitas) bancas montam provas inteiras de legislação apenas trocando detalhes, palavras e números de trechos de lei. Quando você não dedica um tempo apenas para o estudo da lei seca, esses detalhes passam despercebidos. Inclusive muitos materiais de cursinho pecam nessa parte, deixando de trazer o texto integral da lei. Então tomem cuidado com isso! Sugiro sempre ter em mãos o Código/Lei, para ter certeza de que você tem toda a lei seca de que precisa. Agora vamos às dicas!

Onde encontrar a lei seca?

Há muitas opções: Vade Mecum, Cartilhas da Constituição e outras legislações, alguns livros trazem os textos ao final de cada capítulo, site do planalto.gov e de outros órgãos, Meu Vade Mecum Online, dentre outros. Procurem sempre a legislação mais atualizada!!

 

Precisa estudar a lei inteira? Cada artigo, cada detalhe?

Na maioria das vezes, não. Os artigos cobrados geralmente se repetem nas questões, você só precisa identificar quais são e dedicar maior atenção a eles. E como descobrir isso?? Resolvendo questões! É muito útil ter a lei em mãos, e fazer uma marcação cada vez que o artigo foi cobrado (veja na foto abaixo as “bolinhas”, que significam toda vez que aquele artigo caiu em uma questão da banca do meu concurso). Você ainda pode sublinhar dentro de cada artigo o que foi “trocado” pela banca pra deixar a alternativa incorreta. São sempre as mesmas pegadinhas!

 

Recursos visuais

Eu gosto mais de fazer no computador, fica mais organizado, mas é perfeitamente possível fazer à mão (na forma de resumo/mapa mental) ou em cima da lei impressa. Destaque as palavras que podem ser confundidas na hora da prova, com base nas questões que você já fez. Geralmente você precisará dar destaque a prazos, números, salvo, exceto, dentre outras. Repito: faça muitas questões sobre o assunto e estude como os artigos foram cobrados. Sempre que errar devido a algum detalhe, faça uma marcação adicional. Fazendo isso, você também evita de destacar trechos longos, o que acaba mais atrapalhando do que ajudando na memorização. Sublinhe apenas palavras-chave. Eu também costumava usar a cor vermelha para palavras que denotassem negação, além de aumentar o tamanho da fonte em trechos que ainda estavam me confundindo.

Entenda o que você está lendo

Da mesma forma que o livro/curso sozinho não é indicado, estudar apenas a lei seca também não é indicado. Antes de tudo é preciso entender o que está sendo dito naquele trecho. Os materiais se complementam! Sempre que necessário, adicione suas anotações e esquemas à lei ou reescreva ao lado com suas próprias palavras. Isso ajuda a absorver o que está sendo lido e torna o estudo menos mecânico. Acredito que estudar a lei seca sirva apenas para quando você está nas vésperas da prova e não terá tempo para estudar o material mais a fundo – ou seja, em último caso.

 

Estudar separado ou junto com o outro material?

Essa parte eu acho bem pessoal. Para mim não deu certo separar (ex. separar um horário apenas para ler a lei seca), então sempre procurava ler junto com meu outro material. Na hora de revisar, focava na legislação, pois as explicações eu já havia entendido. Algumas pessoas preferem de outra forma, usando um horário específico para isso. Inclusive há vários desafios no Instagram para estimular a leitura da lei. Aposto que usando hashtags #desafioleiseca #leiseca #leisecatododia vocês podem encontrar vários desafios! São “esquemas” que você preenche assim que finaliza a leitura de determinados artigos – não deixa de ser uma motivação para esse tipo de estudo. No site do UpConcurseiros também há alguns desses desafios.

Essas são as minhas dicas para estudar a lei seca! Boa sorte 🙂