O timing desse post não foi muito bom (pós feriado) mas eu acho sempre válido falar desse assunto:

  • Como definir horários de descanso e de estudo?

  • Devo sacrificar todo meu lazer para passar no concurso?

  • Devo privilegiar minha saúde mental e estudar menos? 😕

Sabe onde mora o perigo dessas perguntas? Confiar no que as outras pessoas dizem. Essas questões são extremamente pessoais e dizem respeito tão somente a você. À sua mente, ao seu corpo. Ninguém pode chegar pra você e dizer que você precisa descansar. Ninguém pode te mandar estudar mais.

A decisão do quanto você irá abdicar em prol dos estudos deve ser 100% solitária.

Descansar ou estudar? Faça uma escolha que te deixe com a consciência limpa. De nada adianta sair com os amigos e ficar o tempo todo pensando que devia estar estudando. Não adianta fazer isso e depois se sentir mal porque “reprovou por uma questão”. Da mesma forma, não adianta abdicar de todo o lazer, estudar todos os segundos possíveis e acabar doente. Chegar a um nível de exaustão que não te deixa render nos estudos. Não adianta passar na prova e depois se lamentar porque perdeu momentos únicos com sua família e seus amigos.

⚠️
A linha entre estudo saudável e estudo prejudicial é muito tênue. Só nós conhecemos nosso corpo, nossa mente e nossa vida, só nós sabemos o que está em jogo. Por isso cabe única e exclusivamente a VOCÊ estabelecer definir horários de estudo e de lazer. Tome uma decisão e fique com ela, sem repensar, sem consciência pesada. Houve momentos em que eu abdiquei totalmente do meu lazer para estudar (edital aberto, por exemplo). Em outros, não deixei de fazer nada do que eu queria e estudei menos.
🦑

Não existe certo ou errado. Eu sei que há muitos ditadores do estudo pelas redes sociais, assim como há os adoradores do descanso. Nós procuramos o equilíbrio mas não é fácil encontrá-lo. Mais difícil ainda se vocês deixarem que outros tomem essas decisões por vocês. Então, escolham com sabedoria se irão estudar ou descansar. E confiem 💖

Nós procuramos o equilíbrio mas não é fácil encontrá-lo.