Quem me acompanha há mais tempo, sabe que usei muito as questões comentadas em livros do tipo Revisaço, mas fui abandonando ao longo do tempo. No fim, acabava usando mais as questões do QConcursos, que eu podia acessar de qualquer lugar e até pelo aplicativo no celular.

 

Então hoje vou contar para vocês quais os prós e contras dos livros de questões comentadas, para que vocês pesem e decidam se é ou não uma boa opção para vocês!

Pontos Positivos (prós)

 

Comentários de qualidade

Embora você possa ter acesso a plataformas de questões comentadas por alunos e professores (como o Qconcursos), considero os livros como de qualidade muito superior no quesito comentários.

Eles costumam ser mais completos e trazer embasamento para todas as questões, com as alternativas justificadas uma a uma. Como ressalto aqui, é muito importante entender os erros e acertos das questões, e nessa parte eles superam qualquer outra opção, na minha opinião.

Separação por banca, assunto e nível de dificuldade

Muitos livros segmentam não só por assunto, mas também por nível de dificuldade das questões e também pela banca examinadora. Isso é muito importante para quem quer começar pelas questões mais simples, para quem quer pular logo para as mais difíceis, ou para quem está estudando para um concurso com banca definida.

Lembrando que também é possível fazer esses filtros nas plataformas online, no entanto, considero que o filtro “nível de dificuldade” seja bem mais preciso nos livros.

Descanso para os olhos

É bem melhor fazer questões no papel do que na tela do computador. Difícil competir com isso. Claro que dá para imprimir simulados e outras listas de questões, mas isso também envolve ter impressora e outros custos.

Então se a sua intenção é eliminar o uso do computador, os livros de questões podem ser a melhor alternativa para treino.

Poder rabiscar à vontade

Sei que dá para fazer isso no computador também, ou usando um caderno de erros, mas claro que é muito mais fácil anotar e rabiscar no papel.

É bacana circular questões para que sejam revistas depois, e ir grifando detalhes que podem ser confundidos na hora da prova. Fica difícil fazer isso nas plataformas de questões, a menos que você salve em um outro lugar editável (ex.: no Word).

Macetes e resuminhos

Bons livros trazem também macetes para resolver as questões e um pequeno resumo dos pontos mais importantes dos tópicos abordados.

Só não se alegre muito com esse ponto, pois esses resumos costumam ser bem sucintos MESMO! Servem apenas para revisão rápida dos principais tópicos, nada que possa substituir um bom material de estudos.

Questões de exatas

Um dos meus melhores investimentos foi um livro de questões comentadas de RLM, que mostrava o passo a passo das resoluções. Considero essencial essa resolução mais detalhada para quem tem mais dificuldade com disciplinas de exatas.

Pontos negativos (contras)

Investimento alto

Geralmente sai bem mais caro comprar livros de questões comentadas do que assinar uma plataforma de resolução de questões.

Provavelmente você terá que comprar um livro por disciplina, pois os livros “por cargo” são restritos a áreas mais concorridas, como Delegado de Polícia, Magistratura.

Mobilidade

Quase impossível carregar esses livros para todo lugar, caso você queira levar em viagens ou estudar nos intervalos.

Esse foi um fator de grande importância para mim, pois gostava de aproveitar qualquer tempo fora de casa para estudar. Se você só tem os livros de questões para treino, fica difícil fazer isso com eles.

Desatualização

Principalmente no caso dos livros de questões de Direito, que podem estar desatualizadas devido a novas leis, revogações ou jurisprudências.

Você corre o risco de deixar passar uma atualização importante caso não estude por outras fontes também. No caso de plataformas online, as questões são rapidamente marcadas pela equipe como desatualizadas ou anuladas.

Não tem quase nenhum específico de questões para Perito Criminal ou de matérias específicas (Biologia, Farmácia…)

Como já comentei, os livros por cargo se restringem a áreas mais concorridas e conhecidas. E o que eu conheço (da Editora Sanar) é basico demais e tem alguns erros nas resoluções – recomendo para iniciantes, mas ainda acho bem melhor investir em uma plataforma online nesses casos, em que você terá acesso a milhares de questões diferentes.

Só trabalham com bancas grandes

Caso seu concurso seja de uma banca “menor”, é provável que você não encontre nenhuma questão dela nesses livros, que geralmente só trazem da CESPE, FCC, por aí.

Isso é facilmente contornado pelas plataformas online, que reúnem praticamente todas as provas recentes.

Caso você procurando por material teórico com questões para as áreas de Biologia e Biomedicina da Perícia Criminal, não deixe de conhecer minha Apostila de Específicas. As questões não são comentadas (ainda!) mas toda as explicações podem ser encontradas dentro dos próprios capítulos.

Por fim, vou deixar as referências para os livros que eu usava, caso vocês se interessem.

Hoje há uma oferta bem mais abundantes de livros desse quesito, que vocês podem encontrar por meio de pesquisar no Google com os termos “livro questões comentadas” ou “revisaço”, ou dentro dos sites das próprias editoras.

Espero que o post tenha ajudado!

Até mais!