Oie, pessoal!

Finalmente saiu o post que prometi sobre a viagem ao Chile. Esse final de ano foi uma loucura então demorei um pouco para conseguir preparar o post. Em compensação, dediquei alguns dias do recesso de Natal para fazer um artigo o mais completo possível, para quem também tem vontade de conhecer o Chile.

Vou falar aqui por que decidi ir para o Chile, como planejei a viagem, hospedagem e alimentação, roteiro de passeios, custos da viagem e muito mais!

Espero que gostem e, se decidirem fazer esse roteiro me avisem. Adoraria ficar sabendo da experiência de vocês.

A Viagem

Inicialmente, meu plano era ir para o deserto do Atacama e depois passar alguns dias em Santiago. Mas 2019 foi uma correria e a logística da viagem para o Atacama seria bem mais complicada.

Eu precisaria de mais tempo para planejar, mais dias de férias, e a viagem seria bem mais cansativa. Então fiz algumas pesquisas sobre o que daria para conhecer ficando só em Santiago e optei por fazer a viagem apenas para lá.

O que facilita muito também é que não é preciso passaporte ou visto para entrar no Chile, apenas documento de identidade recente.

Data da Viagem

Meu objetivo principal era fazer passeios nas cordilheiras, e também queria que meus pais tivessem a oportunidade de ver neve, se déssemos sorte. Ao mesmo tempo, não queria pegar tanto frio por causa deles.

Por isso optamos por ir em outubro, que já é baixa temporada lá e as temperaturas são mais amenas.

Minha viagem foi de 15 a 23 de outubro de 2019. Consegui comprar passagens promocionais com antecedência (comprei em abril), e a partir da data da viagem acertei os outros detalhes.

Essa época já é bem mais tranquila no Chile, pois escapa da temporada de Ski, e as temperaturas são amenas. Ainda assim, pegamos muuuito frio nas montanhas e em alguns dias em Santiago. Então tem que ir preparado pro calor e pro frio (temperaturas próximas ou até abaixo de zero).

Saímos de Porto Alegre, com conexão em Buenos Aires, e na volta também passamos por lá.

Hospedagem no Chile

Optamos por ficar no bairro Bellavista, que é um bairro boêmio de Santiago. A vida noturna lá é bem agitada, e tem inúmeras opções de bares e restaurantes – para todos os gostos e bolsos.

Além disso, é um bairro muito bem localizado, e dá para fazer vários passeios a pé, sem precisar pegar nenhum tipo de transporte.

Confesso que só andamos a pé e usamos o transporte da agência que contratamos, por isso nem farei um tópico a respeito. Mas Uber é tranquilo de pegar lá (exceto na região do aeroporto), e os taxistas não devem ser confiados – é o que todos falam.

Quanto à hospedagem, especificamente, optamos por alugar um apart hotel – estilo AirBnb, mas fiz a reserva pelo Booking. Paguei uma parte no cartão de crédito antes, e o restante em pesos a um representante da imobiliária quando estava lá.

Achamos que o valor economizado na hospedagem seria muito melhor aproveitado em passeios e outras compras. Então a estadia saiu bem em conta, mas pelo que pesquisei os hotéis chegam a custar o dobro (falarei mais sobre os gastos abaixo).

Mas quanto à hospedagem também é possível encontrar opções para todos os gostos, desde hostels a hotéis luxuosos. Vai da opção de cada um.

Alimentação no Chile

Bom, eu não sou a melhor pessoa para falar de gastronomia e alimentação, mas preciso comentar. Digo isso porque tenho “paladar infantil” e não gosto de ficar experimentando coisas novas. hehe

Então minha maior preocupação era encontrar cardápios familiares, e não provar a gastronomia local.

Mas no Chile você também encontra de tudo para comer, de fast food, a churrasco (não tão bom) e, principalmente, peixes e frutos do mar.

De forma geral, as refeições são caras, mas aqui também tem para todos os gostos. Se você quer economizar, consegue passar com 5 mil pesos ou menos a refeição. Uma refeição decente (a la carte) fica entre 10 e 15 mil pesos (de 60 a 90 reais), sem a bebida.

Ah, só cuidado (para os paladares infantis rs) que tem muita coisa apimentada e quase tudo vem com abacate no meio. Tá pra nascer gente que gosta mais de abacate do que esses chilenos hahaha

Compras no Chile

As únicas compras que fiz no Chile foram de vinhos e lembranças, produtos típicos, como canecas, lembrancinhas, roupas.

Vale muito a pena comprar vinhos que custam caro no Brasil, já os mais baratos são ainda mais baratos, mas a diferença não compensa o trabalho de embalar e despachar na bagagem. Geralmente é possível encontrar promoções e preços mais em conta nas vinícolas, mas também são baratos nos mercados.

Compras, de forma geral (roupas, eletrônicos etc.) são caras no Chile. Então não acho que seja uma boa opção para quem quer se acabar no shopping. Única coisa que achei super em conta foram os chocolates no Duty Free de Santiago, então vale dar uma olhada nas promoções de lá.

Já as lembrancinhas e compras típicas fiz na feira que fica em frente ao Cerro Santa Lucía. As coisas lá são bem mais baratas do que em lojas para turistas das vinícolas, do Patio Bellavista, dentre outras. Vale ir com tempo, pois é muito coisa para olhar (e com dinheiro também, pois dá vontade de comprar tudo hehe).

Roteiro e Passeios

Todo o roteiro em Santiago, nas cordilheiras e no litoral fizemos pela agência Sousas Tour. Foi tudo muito simples e sem burocracia, não tenho o que reclamar da empresa, que excedeu nossas expectativas!

Assim que defini as datas da viagem, selecionei os passeios que gostaria de fazer com a agência e pedi um orçamento. Eles montaram o melhor roteiro, com os dias definidos para cada passeio, e já acertamos um pacote de passeios e transfers do aeroporto.

O pagamento foi só no último passeio, mas também tem a possibilidade de pagar em reais no cartão de crédito no Brasil.

Recomendo que comprem pesos no Chile e paguem os passeios em pesos, pois quando pegam a cotação de dólar ou real acabamos pagando bem mais caro pela conveniência. Para evitar de carregar reais na viagem, compramos dólar no Brasil e trocamos no Chile por pesos. Claro que você perde na cotação, mas é uma segurança a mais, de não ter que carregar muito dinheiro em espécie (volume de dinheiro).

Os passeios que fizemos pela Sousas foram:

• Andes Experience (degustação de queijos e vinhos; Farellones; Valle Nevado) = segundo preferido!

• Termas Colina e Cajon del Maipo

• Laguna Del Inca e Portillo = meu preferido!

• Viña Del Mar

• Valparaíso

• Isla Negra

• Vinícola Undurraga

• Vinícola Concha y Toro

• City Tour

De longe, os passeios nas montanhas foram os melhores e mais diferentes. A paisagem é espetacular, e ainda conseguimos pegar um pouco de neve nos lugares de maior altitude.

Não recomendo que esses passeios sejam feitos por conta, pois as estradas são muito perigosas. Já os outros podem tranquilamente ser feitos alugando carro, ou por uma agência mais em conta.

Os diferenciais da Sousas são: guias extremamente divertidos e solícitos; banquete incluso no preço em alguns passeios; facilidade na reserva e no pagamento; nunca era “só” o passeio principal, sempre com paradas no caminho em outros lugares interessantes; pontualidade.

Vou comentar agora com mais detalhes sobre os passeios.

Andes Experience and Wine

Nesse passeio nós passamos pelas duas das maiores estações de ski do Chile, e no final fizemos uma aulinha de degustação de queijos e vinho.

Foi um passeio cansativo (o dia todo), mas conseguimos ver várias paisagens diferentes em um só dia. Também foi quando pegamos mais frio, e já aviso: para curtir as montanhas é essencial ir com sapatos e agasalhos propícios!!

Meus pais sentiram certa falta de ar em Valle Nevado (mais de 3.000 metros), mas eu não senti, talvez por ter um preparo físico um pouco maior. Na temporada de neve acho que vale pegar o passeio exclusivo para o Valle Nevado, para conseguir conhecer melhor o local.

Termas Colina

Foi um dos passeios com mais paradas interessantes, como Cajon Del Maipo e um túnel desativado (caminhamos por dentro dele). Achei que seria um sofrimento passar o frio das montanhas ao em trajes de banho para entrar nas piscinas termais, mas foi muito mais tranquilo do que o esperado!

Esse passeio teve banquete incluso, e digo que a experiência foi única. Nunca me imaginei tomando banho em piscinas termais no meio das cordilheiras ainda com neve! E, no fim, ainda ostentando bons vinhos e queijos. Foi algo. Difícil descrever, mas foi a sensação de que todo o esforço valeu a pena.

Laguna Del Inca e Portillo

Essa foi, de longe, a paisagem mais bonita que vi no Chile. Na realidade, meu roteiro original incluía Embalse El Yeso, mas a visita ao local por empresas turísticas estava desativada por conta da tragédia com duas crianças no ano de 2019.

Então na última hora optamos pelo passeio da Laguna Del Inca para substituir o original. E como valeu!

A paisagem é estonteante, e rende fotos lindas! Quando eu achava que já tinha visto coisa bonita, consegui me surpreender.

Pra fechar com chave de ouro, almoçamos no restaurante de Portillo, que é a estação de ski mais antiga do Chile. Comida e vinho maravilhosos, e com a vista da lagoa ao fundo.

Ah, o caminho até Portillo passa pela estrada caracoles, que tem curvas super sinuosas e rendem ótimas fotos! Também paramos na divisa do Chile com a Argentina.

Viña del Mar e Valparaíso

Esses passeios foram no mesmo dia, mas como estava no auge dos protestos, foram muito mais corridos do que o normal.

Paramos em um restaurante na estrada e lá é possível conhecer e tirar fotos com as lhamas. O ponto alto do dia!

A passagem nas cidades litorâneas foi, basicamente, só tirar fotos nos locais principais. Não deu pra curtir muito. Talvez por isso tenha sido o dia que menos curti.

No caminho também a agência para em uma vinícola para conhecer e tirar foto com as alpacas, mas por conta dos protestos ela estava fechada para visitações esse dia.

De qualquer forma, serviu pra dizer que molhei os pés no pacífico! haha

Isla Negra

Esse foi um dos passeios que me surpreendeu! Além de a praia ser diferenciada, a visita em uma das casas do Pablo Neruda foi indescritível. Só vendo para entender! Com certeza vale conhecer.

Vinícolas

Visitei a Concha Y Tora e a Undurraga.

O tour da Concha Y Toro foi bem mais “comercial”, e tinha muita pausa para o pessoal tirar foto, então achei bem corrido. Bacana conhecer as histórias por trás da vinícola, bem como ver a diferença entre as adegas.

Já o your da Undurraga deu de 10 a 0 no outro. A entrada para tirar fotos e conhecer os jardins da vinícola é aberta, então o tour foi exclusivamente para aprender sobre o processo de fabricação dos vinhos e degustação. Muito enriquecedor e divertido! Pena que não gostei muito de nenhum dos vinhos da desgustação hehe

City Tour

O city tour é o passeio “padrão”, e esse cheguei à conclusão que seria melhor aproveitado se feito sozinho, por conta própria, tomando o tempo que você quer/precisa pra cada uma das paradas (só o deslocamento talvez ficasse mais complicado).

Não vi muita coisa que tenha me chamado atenção no city tour, talvez porque o turismo histórico não seja o meu preferido. Mas vai do gosto da pessoa!

Os Protestos no Chile

Durante uma parte da minha estadia começaram os protestos no Chile. Um dos passeios precisou ser movido de dia, e outro deles acabou sendo bem mais corrido do que o normal, pois o guia estava preocupado com a nossa segurança.

Não posso dizer que atrapalhou a viagem, no máximo nos tirou um pouco do conforto. Por exemplo, em vários dias havia toque de recolher, então a programação da noite não foi mantida. Acabávamos pegando empanadas ou lanches em alguma padaria e voltávamos para o apartamento.

Também ficou complicado andar nas ruas do centro, já que o incômodo era grande por conta das bombas de fumaça e da poeira levantada. Houve muito vandalismo, muito patrimônio público depredado, e isso foi triste de ver. As lojas que não tinham porta de ferro na frente acabavam sendo atacadas e/ou saqueadas.

Por outro lado, foi bacana fazer parte desse capítulo da história do Chile. Não tivemos medo, afinal, a população estava atacando o governo, e não os turistas.

Custo da Viagem

Eu não sei dizer exatamente quanto gastei com a viagem, pois fui com meus pais e os gastos não foram divididos proporcionalmente; íamos revezando os gastos e muita coisa foi paga bem antes de viajarmos.

Mas bem por cima posso calcular:

• Passagens: 800 reais, sem bagagens; paguei mais cerca de 150 reais para despachar uma mala, ida e volta;

• Hospedagem: 1.700 reais, 8 dias, apart hotel simples para 3 pessoas;

• Passeios: Cerca de 1.600 reais por pessoa, todos os passeios que fizemos com a Sousas; mas tivemos desconto porque fechamos o pacote para três pessoas, vários passeios, transfers e pagamos à vista em pesos;

• Refeição: para comer bem, cerca de 60 reais por refeição, sem incluir bebida ou sobremesa (10 mil pesos);

• Compras variadas: não lembro ao certo, mas gastamos cerca de 100 mil pesos em comprinhas (600 reais);

Total por pessoa, para 8 dias no Chile, sem incluir compras variadas: aproximadamente 4.100 reais.

Ah, outras coisas não entram nos gastos específicos da viagem, mas devem ser levadas em conta também, como roupas, sapatos (precisei comprar algumas coisas específicas para o frio e montanhas), celular (se o seu o plano não cobre uso internacional, terá que pagar à parte ou comprar um chip), seguro viagem (usei o seguro do cartão de crédito).

Considero como uma viagem relativamente barata, até pela desvalorização do peso chileno. Ainda é possível fazer mais em conta, pesquisando preços em outras agências, economizando na hospedagem, alimentação. Mas nosso intuito foi aproveitar ao máximo e com conforto, então não esbanjamos, mas também não economizamos.

Considerações Finais

A viagem foi incrível! Valeu cada centavo gasto. Como eu disse, não economizamos nas escolhas, mas ficamos muito felizes com o conforto proporcionado.

Todo passeio rendeu muitas paisagens lindas!

Ter uma agência organizando os passeios e nos dando todo o suporte foi essencial para aproveitar ao máximo a viagem.

Recomendo muito os passeios nas cordilheiras, mas é claro que suas escolhas vão depender do tipo de turismo que você curte. Eu e minha família, por exemplo, não gostamos de ir a museus, mas esse também é um ponto muito rico no Chile.

Então vale pesquisar todas as opções disponíveis e montar seu próprio roteiro!

Espero que tenham gostado da resenha 🙂 Até mais!