Você sente que tem objetivos mas não sabe como alcança-los? Esse artigo é para você!

Na minha visão, um objetivo é como uma meta a longuíssimo prazo. Algo que você deseja alcançar em um futuro não tão próximo. Um objetivo comum entre os concurseiros: aprovação no concurso dos sonhos. Você pode ter muito sonhos e objetivos, mas será que você está se movendo na direção certa para alcança-los?

Valores e Objetivos

Bom, o primeiro fator a se avaliar é se esses objetivos estão alinhados com os seus VALORES. Os valores são nossas bússolas interiores, são os princípios que vão nos ajudar a definir o que é ou não nossa prioridade no momento. Às vezes podemos nos dedicar por anos a algo que não se encaixa com nossos valores, e nem preciso dizer o quão prejudicial isso é, não é mesmo? Então o primeiro passo para alcançar seus objetivos é se perguntar: eles estão de acordo com meus valores? Meus objetivos se encaixam com tudo o que valorizo na vida?

Estabelecendo Metas

Atingida essa congruência de objetivos e valores, é preciso ter em mente que sonhos são abstratos. Aprovação em concurso, estabilidade financeira, viajar o mundo: são objetivos que servem para te dar uma visão, um norte, mas não te ajudam muito a traçar o caminho até lá.

Muito mais importante do que ter objetivos, você precisa ter METAS. Se os objetivos estão em um futuro mais distante, as metas são enxergadas no curto e médio prazo.

Uma boa meta tem as seguintes características:

  • É específica = descreve exatamente o que você quer conquistar

  • Mensurável = é possível medir seu progresso

  • Controlável = sua realização depende só de você

  • Realista = não extravasa o limite das nossas possibilidades

  • Tem prazo = tem uma data limite para acontecer

  • Ecológica = congruente com seus valores

  • Positiva = relativa ao que você quer conquistar, e não ao que quer evitar

Os atributos acima são reunidos no acrônimo SMARTER (smart, measurable, action-oriented, realistic, timebound, ecological, rewarding), muito conhecido das técnicas de Coaching para estabelecimento de metas.

Um exemplo de boa meta: Em três meses (data X) eu quero ter acumulado 300 horas brutas de estudo. Veja como ela preenche todos os requisitos acima! Uma meta ruim, em comparação, seria: “quero estudar mais”. Continua abstrata, não é mesmo?

Então, a partir dos seus objetivos, o próximo passo é definir metas. Não adianta só ter sonhos, e mante-los no plano do pensamento! Você precisa saber o que fazer e quando fazer, precisa saber quais próximos passos irá tomar. O estabelecimento de boas metas é uma etapa crucial para alcançar seus objetivos.

Partindo para a Ação

Mas o trabalho não para por aí! Com suas metas em mente, ou melhor, no papel, você precisará partir para as AÇÕES. Aqui entra a importância de planejamento da rotina e gerenciamento do tempo. Você não pode programar ações se não tem controle do seu tempo disponível. E, indo mais além, você não pode nem definir metas se você não sabe o quanto poderá se dedicar a elas. Quando você pensa em ações, você pensa no curtíssimo prazo.

Pensando no exemplo acima, como saber o que seria uma meta viável de horas líquidas de estudo, se eu não sei o quanto consigo estudar por dia, ou uma média semanal?

Todo o sistema valores <> objetivos <> metas <> ações deve ser congruente. Às vezes, precisaremos fazer o caminho inverso. Posso pensar primeiro no planejamento do meu dia primeiro (ações), para só então definir uma meta. Exemplo: me programo para estudar, diariamente, das 20h às 23h e, nos fins de semana, das 10h às 14h. Com base nessa estimativa, consigo definir uma meta desafiadora para o próximo mês. Da mesma forma, uma ação pode gerar uma nova.

Mais um exemplo:

  • Objetivo = comprar um carro

  • Meta = juntar 12 mil reais em um ano para a compra do carro

  • Possíveis ações = calcular receitas e despesas para analisar onde é possível economizar, começar a vender cupcakes para ter uma renda extra, vender um celular antigo não mais usado

  • Novas metas baseadas nas ações identificadas = limitar os gastos em supermercado a 500 reais por mês

  • Novas ações = fazer pesquisa de preços antes de comprar, só ir ao mercado com uma lista certa de compras

Veja como um único objetivo pode ter várias metas e ações associadas a ele. Mas não se preocupe em definir milhares de metas! Na dúvida, defina UMA meta por objetivo, e construa sua semana pensando nas metas que você definiu. Nessa etapa, você retomará o controle do seu tempo, direcionando-o para as ações que o levarão até seu alvo. Repense suas ações e tarefas ao longo da semana. O que você tem feito se encaixa com as metas que estabeleceu para si mesmo?

Como Definir Prioridades?

Você pode estar se perguntando: ok, defini várias metas para os meus diferentes objetivos, mas mesmo organizando a minha semana, não terei tempo para tudo. Bom, caro leitor, aí é que voltamos a falar dos valores que comentei. Sabemos que nem tudo tem a mesma importância na nossa vida, e você deve escolher quais metas irá priorizar.  Alcançar objetivos também é sobre dizer não, sobre fazer escolhas difíceis.

Então, resumindo, para alcançar objetivos você deverá:

  • Refletir sobre os seus valores

  • Definir suas prioridades

  • Definir objetivos compatíveis com seus valores

  • Traçar boas metas

  • Usar as metas para distribuir as ações que tomará ao longo da semana

Pensando em tudo isso que falamos, conseguiu identificar falhas ou faltas em algum dos passos? Descobri por que não alcanças seus objetivos?

Aproveita e compartilha o post com algum amigo que precisa alcançar um grande objetivo!

Até mais.