É cada vez mais comum ouvirmos pessoas dizerem que odeiam rotina. Talvez você seja uma dessas pessoas. Minha intenção aqui é mostrar o “lado bom” da rotina, e listar cinco razões pelas quais você deveria ama-la, e não odia-la.
Te faz gastar menos energia em tarefas difíceis
Sabe aquelas tarefas mais maçantes ou desafiadoras, que você não se sente tão motivado de fazer? Então. Se você gastar parte da sua energia se programando para faze-las (quando não fazem parte da sua rotina), sobrará muito pouco para, de fato, executa-las.
O contrário é verdade – ter um hábito significa que você gasta pouca ou nenhuma energia para executa-lo, porque você simplesmente não precisa pensar para começar a fazer. Poupar um pouco de energia para executar tais tarefas é sempre útil. Imagine ter horários fixos para o estudo e também para intervalos: você não precisará mais se preocupar “que horas vou estudar”, ou “que horas vou descansar”.
Tenha uma série de pequenas rotinas e libere poder cognitivo para usar com o que realmente importa. Quanto mais você controla o seu dia, mais facilmente as tarefas entram no modo automático. Programe seu cérebro para apenas executar o que você precisar fazer nos horários programados, sem dar oportunidade para criação de desculpas.
É mais fácil ir à academia quando você se planejou para fazer isso toda segunda e quarta às 9h da manhã, do que simplesmente pensar que irá duas vezes por semana. Vai passar segunda, terça, quarta, e você ainda estará esperando arrumar motivação para ir. Não dependa disso. Confie que a rotina te forçará a estabelecer esses hábitos.
Quanto mais você controla o seu dia, mais facilmente as tarefas entram no modo automático.
Grandes feitos dependem de rotina
Você acha que grandes empreendedores construíram seus negócios da noite para o dia, trabalhando só na hora em que deu vontade, ou trabalhando em uma ideia dia após dia, com consistência? Sabe-se que as pessoas mais bem sucedidas, nas mais diversas áreas de conhecimento, eram adeptas de rotinas rígidas. Um dos exemplos mais famosos é o atleta olímpico Michael Phelps. Veja um pouco de como funcionava a rotina dele:
“Faltando 45 minutos para a competição, ele se vestia. Trinta minutos e entrava na piscina de aquecimento, para nadar 600 a 800 metros. Restando 10 minutos, andava até a sala de espera.”
Acha que Phelps esperava ter vontade de fazer o que precisava, ou simplesmente se habituou a isso?
Nos estudos, a história se repete: quem tem uma rotina de 3h de estudo diárias evolui muito mais do que alguém que estuda 9h em um dia mas abandona os estudos nos dias seguintes. Trabalhe para manter uma rotina consistente de estudos, uma quantidade de horas que você consiga manter todos os dias – com qualidade. Tenha metas desafiadoras, mas que sejam atingíveis.
Pode te proporcionar desenvolvimento pessoal e espiritual
Pequenos rituais podem aumentar muito os seus níveis de satisfação pessoal. Alguns exemplos de bons hábitos pra se manter na rotina:
-
Meditar
-
Orar
-
Agradecer
-
Ficar em silêncio
-
Praticar exercícios físicos
Ah, mais uma dica: tente não deixar para o fim do dia atividades de desenvolvimento! Na falta de tempo, elas tendem a ser deixadas para trás. É muito mais fácil manter um hábito se ele é ‘finalizado’ logo nas primeiras horas do dia. Também ajuda a separar no seu planejamento semanal horários certos para essas atividades.
Ter tempo para as coisas importantes
Se você não tem rotinas bem definidas, pode correr o risco de desperdiçar boa parte do seu dia em atividades que não te agregam em nada. Existe uma espécie de pré-requisito para a boa administração de tempo que muitos ignoram: o estabelecimento de objetivos. Se você não tem objetivos definidos para as diferentes áreas da sua vida, a sua rotina será uma bagunça. Como você não tem definição sobre o que fazer com o seu tempo, ele acaba sendo mal administrado, e fica difícil se dedicar às atividades que contribuem na busca de objetivos maiores.
Quando você estabelece rotinas, você escolhe como irá usar seu tempo. É mais fácil se dedicar às suas metas quando você sabe em qual horário se dedicará a elas, e isso só é possível com o controle da sua rotina.
Entrar no fluxo (flow)
O estado de fluxo é quando você está totalmente imerso e envolvido no que está fazendo, podendo atingir melhores resultados com menos tempo de dedicação. No estado de fluxo, o tempo passa mais rápido e você sente prazer em trabalhar, por mais exaustiva que seja a atividade.
Se você não se dedica a algo com constância, dificilmente entrará no estado de “fluxo” (flow), que é quando você trabalha no máximo da sua produtividade. Tenha rotina para trabalhar em projetos importantes, e verá como é gratificante entrar no fluxo naquelas horas que você escolheu dedicar às suas tarefas prioritárias.
Por fim, é preciso entender que resultados de valor requerem sacrifício e dedicação, em detrimento das gratificações imediatas das novidades. Encontre propósito na rotina e permita que bons hábitos te ajudem no caminho do sucesso.