Se você quer aprender formas simples e eficazes de lidar com a ansiedade, esse post é para você. Em pleno século XXI, que jogue a primeira pedra quem nunca teve problemas com a ansiedade! Embora seja uma reclamação comum da maioria das pessoas, devido à cobrança excessiva (interna ou externa), acúmulo de tarefas e falta de tempo para fazer tudo que precisam, a ansiedade é um estado emocional que deve ser combatido.

Nesse post você irá aprender algumas dicas contra ansiedade que podem ser aplicadas imediatamente, e que não exigem nenhum investimento financeiro. Vamos lá?

Planeje a sua semana

Quando planejamos nossas atividades, sabemos o que e quando será feito, o que libera boa parte das nossas preocupações. A ansiedade surge quando ficamos pensando que “precisamos fazer algo, mas esse algo não está no nosso planejamento.

Se ainda assim você se sente ansioso, pode ser que esteja querendo fazer mais do que dá conta. Então é hora de refletir sobre as suas prioridades e eliminar o restante.

Como aplicar: tenha uma agenda (física ou digital) e coloque nela todos os seus compromissos, e horários em que gostaria de estar realizando cada tipo de atividade. Um aplicativo gratuito para esse fim é o Google Agenda.

Tenha metas factíveis

Querer fazer mais do que podemos nos deixa ansiosos porque nos frustramos quando não alcançamos essas metas inatingíveis. Ter metas factíveis é importante em todas as áreas da vida: não adianta querer melhorar seu condicionamento físico fazendo crossfit 5x na semana, se você está saindo do sedentarismo agora. Não adianta querer estudar 8h por dia se você não estuda nem 2h com qualidade ainda. Não adianta querer ser o melhor em tudo o que você faz.

É preciso conhecer seus limites e abaixar suas expectativas de vez em quando.

Como aplicar: pense em metas desafiantes (para não ser fácil demais), mas ao mesmo tempo possíveis de serem cumpridas (que não sejam difíceis demais). Também ajuda ter um “companheiro de metas” para te cobrar. Quando fazemos pública a nossa meta ou devemos explicações a alguém, tendemos a nos dedicar mais para cumprir o que prometemos (compromisso social).

Saia das redes sociais pelo menos 1h antes de dormir

Você fica ansioso quando lê seus e-mails logo antes de dormir, ou quando envia uma mensagem e fica esperando resposta na mesma noite. Além dos conteúdos que você está vendo, a própria luminosidade da tela te desperta. Desligue sua Internet e faça coisas que te relaxem antes de dormir, e não que te estimulem quando você deveria estar desligando do mundo.

Como aplicar: defina o horário em que irá desligar todos os dispositivos móveis. Há também alguns aplicativos que bloqueiam o celular nos horários definidos, como o AppBlock, BlockApps, Offtime, AppDetox.

Anote tudo

Quando você não anota o que está pensando, esse pensamento vai continuar voltando e te importunando nas piores horas. Quem nunca ficou pensando “preciso ligar para o fulano”, ou “preciso lembrar de pagar  tal conta”? É como ter assuntos não resolvidos, que te deixam em estado constante de ansiedade. Anote e, na hora apropriada, decida o que fazer com cada ideia que registrou.

Como aplicar: você pode usar meios físicos para esse propósito, tendo sempre um bloco de anotações ou caderneta/agenda em mãos, usar aplicativos simples de anotações ou de gerenciamento de tarefas. Também é útil se esses aplicativos tiverem função de associar as anotações a datas de vencimentos, para que você não perca o prazo das tarefas! Exemplos: Evernote, Google Keep, Todoist, Wunderlist.

Esteja presente

Por último, mas não menos importante: viva o momento. Mantenha o foco no que você está fazendo agora, em vez de se deixar levar por pensamentos do futuro. A única coisa que você tem é o presente, o futuro não passa de uma ilusão. Se você não pode fazer nada AGORA a respeito de uma preocupação ou sonho/plano, então esse pensamento não merece sua atenção.

Como aplicar: sempre que se pegar ansioso com o futuro, pense no que você pode fazer neste momento para ajudar com a situação. Um exercício muito útil também é focar na sua respiração por alguns segundos – isso te trará imediatamente para o presente.

Sabemos que uma dose pequena de ansiedade é até saudável – afinal, ninguém quer viver com apatia, não é mesmo? No entanto, altos níveis de ansiedade podem nos prejudicar de diversas formas, tirando nosso sono e nos afastando da conquista de objetivos.

Por fim, importante ressaltar que a ajuda profissional (terapia com psicólogos ou psiquiatras) é altamente recomendada, seja qual for o seu nível de ansiedade. A terapia é um presente para si mesmo, e pode ser não só a cura, mas também a prevenção de problemas psicológicos mais graves.

Até mais!