Hoje vamos falar sobre dois tipos de medidas de desempenho: lag e lead. Preferi não traduzir as expressões, então irei me referir aos termos em inglês: lag measure (algo como “medida atrasada”) e lead measure (“medida líder”).

Lag Measures

Lag measures são medidas de desempenho mais fáceis de se observar e, normalmente, se referem ao próprio resultado que se deseja alcançar. Por exemplo, para saber se estudei da forma correta, minha melhor lag measure é a própria aprovação em concurso público. Também são exemplos bem comuns de lag measure: lucro da empresa no mês, perder peso.

A maioria das pessoas passa tempo demais se preocupando com as lag measures, mas o problema com elas é que quando você consegue medi-las, já é tarde demais para fazer qualquer alteração no processo ou nas ações que levam até ela. Por isso falamos em “lag” (atraso) no nome. Apesar de serem fáceis de se medir e observar, trazerem resultados confiáveis (afinal, não há como contradizer um resultado concreto), não é possível agir preventivamente quando focamos nas lag measures.

Lead Measures

Por outro lado, as lead measures são aquelas medidas de desempenho das ações que levam, em última análise, ao seu objetivo final. Esses indicadores predizem o resultado que você terá na lag measure, e se referem mais às metas de curto prazo – mas que estão diretamente relacionadas a uma meta de longo prazo. Como exemplos de lead measures para concurseiros, nós temos:

  • Horas de estudo diárias / semanais – estou estudando com consistência ou só de vez em quando?

  • Número de exercícios feitos na semana – estou fazendo questões com mais agilidade?

  • Desempenho nos exercícios ao longo dos dias – estou evoluindo nos assuntos?

  • Desempenho em simulados ao longo das semanas – estou evoluindo no edital?

Qual tipo de medida usar?

É fácil cair na tentação de querer medir apenas resultados, mas isso é muito perigoso, pois, se o resultado for ruim, será tarde demais para fazer mudanças.

Para tentar influenciar nos resultados que queremos ter futuramente, precisamos focar nas lead measures – indicadores que predizem a ocorrência de um evento. Elas não garantem o sucesso e são mais difíceis de serem medidas se não mantivermos o foco no curto prazo, mas fornecem um feedback valioso no sentido do que está sendo feito de certo ou errado, e se estamos caminhando em direção ao nosso objetivo. Além de, é claro, obtermos essas informações ao longo do processo, e não no fim dele – quando ainda podemos agir para mudar, caso seja necessário.

No estudo para concursos, é importante que você mantenha um controle das suas lead measures. Às vezes se passam meses ou anos entre uma prova e outra, e se torna imprescindível poder avaliar seu desempenho nesse meio tempo. Para acompanhar suas lead measures, vamos deixar algumas indicações de recursos abaixo:

  1. Aplicativo Aprovado – possui um cronômetro embutido para registrar as horas de estudo
  2. Aplicativos do tipo Pomodoro – alguns gravam os blocos de estudo e é possível ver o quanto foi estudado ao longo do tempo
  3. Gabaritar – similar ao Aprovado, tem questões e simulados, e também um cronômetro para registro das horas estudadas
  4. QConcursos – plataforma para resolução de questões que mostra desempenho em cada disciplina, tópico, relatórios da evolução do desempenho
  5. Planilha de Aproveitamento em Questões – na pasta Planejamento de Estudos dentro da nossa área de materiais temos um arquivo com instruções para montar a tabela de aproveitamento no Excel

Qual tipo de medida você tem usado para avaliar seu desempenho em concursos?