Algumas pessoas já vieram me perguntar se eu tive medo de entrar na Perícia e perceber que não era o que eu gostaria que fosse. Mais pessoas ainda me relataram esse medo, de estudar tanto para passar em concurso, passar, e no final descobrirem que não era o que elas pensavam que seria.

Recomeçar é normal e é saudável.

Respondendo à primeira pergunta… Tive essa insegurança, SIM! A todo momento. Estaria mentindo se dissesse que tinha certeza do que eu queria, desde criança. Nem um, nem outro! Só fui conhecer sobre a perícia no meio da faculdade, e me apaixonei pela profissão conforme avançava nos estudos. Mesmo após a aprovação, eu não podia ter certeza de que seria como eu sonhava. Sempre aceitei essa incerteza, e creio que ela seja natural em todas as áreas da vida! Primeiro que os nosso interesses mudam ao longo do tempo. Pode ser que hoje seja o melhor trabalho do mundo, mas daqui a alguns anos não. Podem surgir novos interesses, novas paixões. Pode ser que eu tenha idealizado uma coisa quando na realidade era outra totalmente diferente. Pode ser que a cidade não seja legal, que os colegas de profissão não sejam bacanas ou, até mesmo, que o trabalho seja um saco. Pode ser que eu entre e descubra que não era o que eu queria, que estar ali não me faz feliz. Tantas coisas podem acontecer, e todas elas são absolutamente normais! Todos estamos sujeitos a isso, em qualquer área da vida! Perito ou analista, na profissão e na área pessoal. A vida não acaba com a frustração. A vida acaba se você perceber que algo não te faz feliz e, ainda assim, insistir em ocupar aquela posição por comodidade. Recomeçar é normal e é saudável. Você dará conta, se for preciso.

 

Pode ser que eu entre e descubra que não era o que eu queria, que estar ali não me faz feliz. Tantas coisas podem acontecer, e todas elas são absolutamente normais! Todos estamos sujeitos a isso, em qualquer área da vida!

 

Mas enquanto você não se dedicar totalmente a algo porque não tem certeza se vai te fazer feliz, não vai ter respostas concretas de qualquer forma. Arrisque. Se não der certo, parta para o próximo plano. Falando de concursos, creio que seja uma caminhada em que se descubra muitos interesses ao longo do caminho, que se aprenda mais sobre si mesmo. Nenhum esforço é em vão, e até mesmo a frustração pode te trazer ensinamentos e clareza. Arrisquem na incerteza! A certeza é uma frágil ilusão. Há coisas lindas do outro lado do medo.