Um dos obstáculos mais comuns que identifico entre os concurseiros é a dificuldade de estabelecer hábitos. Ou, ainda, a dificuldade em NÃO PERDER hábitos recém-estabelecidos.
Ainda há certa contradição entre os autores de livros sobre o tempo que se leva para estabelecer um hábito, mas eles são unânimes em afirmar: até os hábitos mais fortes podem ser perdidos.
Nesse artigo vou dar algumas dicas para que você consiga estabelecer hábitos que duram.
Tenha em mente que hábitos podem ser perdidos.
Às vezes é a nossa própria confiança no hábito que nos sabota. Não tome nada como garantido, esteja sempre trabalhando para fortalecer os hábitos que você construiu. Engana-se quem acha que pode retomar hábitos de onde parou. Por exemplo, se você se habituou a estudar todos os dias das 20 às 23h, caso pare por uma semana, a volta será tão ou quase tão difícil quanto foi o começo. Se você tem em mente que os hábitos podem ser perdidos, irá pensar duas vezes antes de colocar um deles em jogo.
Construir hábitos é difícil, mas é muito fácil perde-los.
Pense que o pior já passou. Que é mais fácil nutrir uma rotina do que ter que retoma-la do zero, caso você se deixe perder um hábito que já conquistou. Como eu comentei acima, o trabalho será o mesmo para retomar um hábito perdido do que foi para estabecê-lo da primeira vez.
Basta um deslize para que você entre em uma espiral de improdutividade e coloque muitos bons hábitos a perder.
Não deixe que o pensamento de “só hoje não tem problema” dite suas ações (ou falta de ações). Deixar de estudar “só hoje” tem problema, sim. Às vezes confundimos cansaço com preguiça, e nos permitimos levar por essa desculpa destruidora-de-hábitos. Um único dia pode, sim, ser responsável por acabar com um hábito bem estabelecido. Depois que você pensa “só hoje tudo bem”, é muito mais fácil pensar no próximo dia “ontem já não fiz mesmo…”, ou “só mais um dia não faz diferença”, e assim por diante. Sem contar que quando você deixa de praticar um hábito saudável, é bem provável que pare com várias outras atividades também.
No livro “Arrume Sua Cama”, o autor explica como uma atitude positiva pode te dar um estímulo que para outros bons hábitos sucedam durante o dia. É como virar uma chave: a partir do momento em que você começa o dia com um bom hábito, é bem provável que outras rotinas saudáveis venham naturalmente (também podemos chamar isso de efeito dominó).
Depois que você pensa “só hoje tudo bem”, é muito mais fácil pensar no próximo dia “ontem já não fiz mesmo…”, ou “só mais um dia não faz diferença”, e assim por diante.
Vá devagar.
Não adianta querer mudar tudo na sua vida de uma só vez: começar academia, meditação, alimentação saudável e estudar 5h por dia. Você simplesmente não tem motivação suficiente para manter tantos novos hábitos pelo tempo necessário. É mais garantido tentar mudar uma coisa por vez, então respeite seu tempo e suas limitações. Use metas desafiadoras, mas que sejam alcançáveis. Mude uma coisa de cada vez.
É verdade que algumas pessoas se darão bem com mudanças drásticas, mas a maioria não atinge os mesmos resultados, por um motivo simples: as chances de fracasso são grandes quando as metas não são realistas. E se você fracassa logo no início da tentativa de estabelecer um hábito, é provável que decida abandonar tudo por não se achar capaz de manter tal rotina.
Estude só um pouquinho.
Mesmo cansado, estude por pelo menos 20 minutos no horário estabelecido para tal (nem que seja uma videoaula!!). Já te ajudará a manter a “corrente” do hábito. Algumas vezes, o simples fato de começar com algo simples e rápido (como resolver questões) pode te dar energia suficiente para cumprir a carga horária de estudos estipulada. Da mesma forma que um único dia sem estudar pode comprometer seu hábito, um pequeno intervalo pode mante-lo.
Mais referências sobre hábitos
Por fim, deixarei indicações de livros para quem deseja se aprofundar um pouco mais na matéria de estabelecimento e manutenção de hábitos.
-
O Poder do Hábito – Charles Duhigg. Esse eu considero leitura recomendada para qualquer concurseiro!
-
Foco: A Única Coisa (Gary Keller)
-
Mini-hábitos (Stephen Guise)
-
Hábitos Atômicos (James Clear)
-
Força de Vontade Não Funciona (Benjamin Hardy)